Skip to content

SETEMBRO AMARELO: INFLUÊNCIAS DA PANDEMIA

Conhecido mundialmente como o Mês de Prevenção ao Suicídio, Setembro traz uma forte campanha voltada para saúde mental, abordando de maneira específica o tema, suas implicações e formas de auxiliar conhecidos, amigos e familiares a lidarem estrategicamente com seus sentimentos.
Nos últimos meses, tem crescido o relato de pessoas que se sentem mais angustiadas, ansiosas e até mesmo depressivas devido às incertezas com relação ao futuro e o isolamento social proporcionado pela pandemia (que se faz necessário para minimizar o impacto do Coronavírus). Além disso, alguns fatores agravantes tem crescido, como: violência, perdas recentes, abuso de álcool e drogas e bullying.
Por isso, é fundamental, mais do que nunca, que as pessoas possam se manter conectadas!
Mantenha-se atento às mudanças drásticas de comportamento daqueles com quem tem convivência, quem possui a intenção de cometer suicídio sempre deixa indícios, seja através de conversas, de atitudes ou afastando-se completamente de todos. Caso precise de ajuda, informe uma pessoa próxima e busque por auxílio profissional.
Busque manter sua vida social ativa, seja através de ligações telefônicas, chamadas de vídeo ou organizando alguma atividade lhe de prazer. Cuide de si mesmo!