Skip to content

JANEIRO BRANCO E A CONSCIENTIZAÇÃO DA SAÚDE MENTAL

O mês de Janeiro traz a importante campanha de Saúde Mental, buscando conscientizar a população quanto o investimento no âmbito emocional tende a ser importante para diversos campos da nossa vida e cotidiano, afinal de contas, ele influencia de forma geral nos nossos relacionamentos pessoais e profissionais.
O conceito de saúde vai muito além da simples ausência de doenças, mas se trata, também, da forma como lidamos com nossas angústias e frustrações e o que fazemos com os sentimentos negativos que elas podem desencadear dentro da nossa rotina diária.
É preciso aprender a manejar essas emoções, não permitir que elas nos deixem estagnados, impossibilitados diante de nossas incertezas e incapacidades, afinal de contas, psicopatologias como Ansiedade e Depressão estão cada vez mais em evidência, especialmente com nossa atual realidade diante da pandemia causada pela COVID-19.
Por isso, se torna fundamental o auxílio psicológico nesses casos, para que profissionais adequados possam servir de facilitadores nessa jornada de autoconhecimento que colocará o indivíduo num encontro consigo mesmo, o tornando conhecedor de suas limitações, bem como, o ajudando a lidar com elas.
Ainda assim, é importante deixar claro que Saúde Mental está além de “exterminar” pensamentos negativos, pois eles podem ser fundamentais no nosso crescimento quanto indivíduos, são eles que nos tornam resilientes. Trata-se de conviver com eles e aprender com os mesmos; de permitir-se sentir tristeza, raiva, medo, quando os tiver, mas não se deixar inundar por eles completamente.
Procure por ajuda caso precise, o psicólogo é o profissional indicado para esses casos, podendo trabalhar em conjunto com outros profissionais da área da saúde.
✔ Faça terapia!